sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Leis de Newton na estrada...

Ação e Reação (3a lei de Newton)

“De acordo com a terceira Lei de Newton, um carro para se movimentar "empurra" com as rodas o terreno (ação) e o terreno reage sob os pneus com uma força de igual intensidade (reação)”.

Força de Atrito
“A força que se estabelece entre as rodas de um veiculo e o terreno (asfalto, areia, etc.) se denomina Força de Atrito. Esta força é muito importante não só para o deslocamento do veículo, mas também para a ação de frenar. Por este motivo, é bom conhecermos o seu comportamento enquanto atuais ou futuros motoristas."

"O Atrito é a força resistente que surge do contato entre duas superfícies. A intensidade da força de atrito, além de depender do peso do veículo, depende consideravelmente do tipo de material e estado das superfícies em contato, além das condições físico-ambientais, como a temperatura e a umidade relativa do ar. Sem o atrito não conseguiríamos frenar, ainda mais sobre um terreno molhado ou cheio de barro onde o atrito é sempre reduzido."


Atrito estático X Atrito cinético

"Diferentes situações podem ocorrer quando frenamos um veiculo: ou as rodas travam e o carro praticamente desliza sem controle (atrito cinético); ou o carro frena sem deslizar (atrito estático)."

"Em idênticas condições físicas o atrito estático é maior que o dinâmico, fica fácil identificar a melhor forma para se frenar. A correta técnica de frenar um carro consiste em reduzir rapidamente a velocidade, sem contudo efetivamente deslizar, ou seja, travar as rodas."
O gráfico a seguir mostra que o atrito estático máximo (frenar sem derrapar) tem valor maior que o atrito cinético (travar as rodas e deslizar), ou seja, com atrito estático se frena com maior eficiência.

"O vídeo a seguir mostra como sistema de freio ABS pode ser considerado um item de segurança importante para a frenagem eficiente de um veiculo."


"Após ter assistido a este vídeo e considerando o conteúdo exposto anteriormente responda: Qual a importância do sistema ABS de frenagem e qual sua relação com a força de atrito?"

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